Helena Borges, Rio de Janeiro, 1993.
Vive e trabalha em Belo Horizonte
A poética estabelecida atravessa questões relacionadas à ecologia, ficção especulativa, vida e morte e agroecologia, a partir da experiência do encontro intra e interespécies, por meio da pintura, cerâmica, instalação, performance e outras linguagens. Estabelecendo uma prática de trabalho transdisciplinar, voltada ao elogio à artesania, num estudo das matérias e materialidades, encontra caminhos plásticos para explorar a existência junto às criaturas.
Prestou dois anos de Engenharia Ambiental e é formada técnica em edificações. Em 2015, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage com bolsa integral. Graduou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard em 2022, com habilitação em Cerâmica, Desenho e Pintura. Publicou Ossos e Corais (2025) e peito do pé sobre peito (2019) pela Editora Urutau e Artistas da Chácara, de forma independente por meio de financiamento coletivo. É professora do curso de pintura contemporânea chamado Da Pintura e Outros Demônios ministrado em seu ateliê.
Participa dos grupos de estudos Latros, com orientação de Beatriz Lemos e Gilson Plano; Terranias, com orientação de Alyne Costa e Pintura ao ar livre, com orientação de Louise Ganz.